Nossa História

Nossa Historia

A descoberta da cidade se deu por curiosidade. O Pastor Adão já conhecia a cidade de Ouro Preto e Ouro Verde, porém ainda não tinha ouvido falar sobre Ouro Branco. Voltando da cidade de Conselheiro Lafaiete, viu uma placa que direcionava para Ouro Branco, despertando assim a sua atenção. Nesta ocasião o Presidente da República tinha lançado a pedra fundamental da Açominas e a previsão era de que iria aumentar em muito a população local e como o evangelho ainda não tinha chegado em Ouro Branco, o Pastor Adão achou uma ótima oportunidade para abrir uma Igreja.

Em 16 de Maio de 1976, chegava a Ouro Branco o presbítero Aníbal e sua família, enviados pelo Pastor Adão que na época era o pastor regional. Uma cidade tão pequena que nem comércio tinha. Alugaram uma casa em frente à Praça Edmundo Pinto (onde hoje ficam os correios) e naquela casa também se formou um ponto de culto.

Não havia um crente sequer, então, com uma vara de eucalipto, ele montou um alto falante ligado a uma caixa amplificadora e ali tocava os discos evangélicos, pregava a Palavra de Deus e convidava as pessoas para o culto. Era somente ele, a esposa e os filhos.   

A primeira conversão, o primeiro milagre   

A primeira pessoa a comparecer ao culto foi a irmã Efigênia Bernardes, conhecida como Maria Efigênia e estava desviada. Durante o culto, seu filho Ângelo que na época tinha quatro anos de idade e não andava nem falava, engatinhou até a frente do altar e ficou olhando atentamente para o dirigente. Ao vê-lo, o presbítero Aníbal perguntou para sua mãe qual era o problema dele e ao saber de sua enfermidade, logo se dispôs a orar dizendo que se ela tivesse fé, ele seria curado. A Irmã Efigênia creu e naquela noite retornou para os caminhos do Senhor. Dois meses depois, o menino começou a andar e desenvolveu sua linguagem. E assim o presbítero prosseguia o trabalho junto com sua família.

Em 29 de Outubro desse mesmo ano, o senhor Leônidas vindo de outra cidade, aceitou a Jesus junto com sua família. Hoje, o irmão Leônidas serve a Deus como presbítero na cidade de Vitória/ES.

Chegaram também os irmãos Alaor, sua esposa Izabel e seus filhos, estes, já eram crentes. A Igreja estava crescendo.

O primeiro batismo foi realizado em 13/02/77, onde se batizaram o irmão Leônidas, sua esposa a irmã Nilma e também a irmã Nilza Martins que na época era bem jovem. As coisas estavam começando a melhorar.   

O 1º batismo realizado em Ouro Branco   

Neste mesmo mês chegou o maestro Raimundo Coelho com sua família e assim foi formado um pequeno coral (veremos a história completa do coral mais adiante).   

Os primeiros componentes do coral juntos do maestro Raimundo Coelho e Pr. Aníbal.   

O irmão José Antônio, que já era convertido, veio para a cidade à procura de emprego e uniu-se aos irmãos que ainda reuniam na pequena sala da casa do dirigente.

As irmãs também despertaram para o trabalho. As irmãs, Emília Cassemiro e Izabel da Silva, fundaram o Círculo de Oração que tinha como componentes as irmãs: Dilma, Maria Efigênia e Ilma.   

Glória a Deus que em tudo nos faz vencedores!   

O templo   

Logo que o presbítero Aníbal chegou, o pastor Adão achou necessário comprar um lote para construir a Igreja, já que a cidade estava recebendo muitas pessoas e não havia nenhuma igreja evangélica. Como a cidade era pequena, só existia um loteamento e assim foi comprado um lote na Rua José Guilherme . No ano de 1977, o pastor Adão trouxe de Timóteo um ônibus e mais 16 carros cheios de pedreiros, ajudantes e carpinteiros voluntários que junto aos irmãos da Igreja, em quatro dias fizeram o serviço de alvenaria, sendo que a base já havia sido construída. Eles começaram a trabalhar na Quinta-feira e no Domingo à noite a Igreja estava pronta, forrada e com bancos que foram trazidos de Caladinho em Coronel Fabriciano. Foi realizado então, o 1º culto naquele local. Foi um fenômeno e despertou a atenção de toda cidade, sendo que até o padre quis ver de perto a obra construída.

Em 10 de Agosto deste mesmo ano a Igreja foi inaugurada pelo saudoso Pastor José Alves Pimentel que era o presidente do campo. A Igreja contava com menos de 10 membros. O pastor Adão trouxe caravanas de Timóteo e a festa contou também com a presença dos cantores “Curió e Canarinho” que na época faziam sucesso. Foi só alegria!   

O 1º casamento realizado na igreja foi da irmã Sônia (filha do presbítero Aníbal) com o irmão Sinval Rangel. Pouco tempo depois, também foi realizado o casamento da irmã Eva (filha do irmão Alaor) com o irmão José Antônio.   

O Pastor Adão, continuou dando apoio à obra, sempre trazendo caravanas de Timóteo com a Banda de Música, a Orquestra e outros irmãos que faziam o trabalho de evangelismo na cidade.   

A igreja crescia a cada dia!

A chegada do irmão Paulo Roberto

Em 1979 o irmão Paulo Roberto veio de Nova Lima com sua esposa e seus quatro filhos em busca de trabalho e uniu-se com os irmãos. A igreja ainda era bem pequena e humilde, mas seus membros eram firmes e constantes. Nesta época, além do coral e do Círculo de Oração havia também o conjunto de jovens e de crianças.   

No ano de 1980, o Presbítero Aníbal foi consagrado a Pastor. Em Novembro de 1985 o Pastor Aníbal foi transferido para a igreja de Conselheiro Lafaiete e o Pastor Manoel Marques de Moura assumiu a liderança em seu lugar. No ano de 1986, devido às necessidades da igreja, o irmão José Antônio foi separado ao diaconato e em 1987, foi consagrado ao presbitério.  

O Ministério   

Assim que chegou, o irmão Paulo começou a auxiliar nos trabalhos da Igreja. Foi dirigente dos jovens, professor da Escola Bíblica Dominical. Não aspirava ao episcopado, pois achava muito complicado. Mas, no ano de 1987, foi consagrado ao presbitério.

O pastor Manoel Marques ficou na direção da igreja até junho de 1988 e quando saiu, ficou como dirigente interino, o Pb. Aristóteles João, até o retorno do pastor Aníbal que se deu em dezembro deste mesmo ano.

Em 1989 o irmão Paulo Roberto passou a Evangelista e serviu como cooperador do Pastor Aníbal.

Como a obra crescia, foram passados ao pastor Aníbal algumas Igrejas nas cidades de: Brás Pires, Piranga, Presidente Bernardes, Pinheiros Altos, Monsenhor Izidro e Lobo Leite.